topo
 
 
Porto do Rio: a prioridade absoluta!
 
Sirkis vem trabalhando pela revitalização da área portuária desde 1991, quando o então prefeito, Marcello Alencar, pediu-lhe que o representara numa reunião de cidades portuárias em Veneza. Ao lançar sua candidatura ao primeiro turno das eleições para prefeito, em 2000, Sirkis definiu-a como sua principal meta urbanística. Nas negociações de segundo turno com César Maia o tema foi um ponto programático decisivo e acabou incorporado à nova administração.

Nomeado secretário de urbanismo, Sirkis, passou a dedicar a parcela maior de seu esforço nas múltiplas tarefas atinentes a esse programa, Coordenou o GT da prefeitura e a equipe do IPP que passou a construir o Programa Porto do Rio lutando para vencer 20 anos de inércia e frustrações e obstáculos muito grandes como as dificuldades envolvendo os terrenos e instalações do governo federal, na área.

Seus esforços resultaram em 13 grandes projetos públicos, 2 grandes propostas de PPPs, 5 propostas para grandes reconversões e os projetos especiais realizados da: Cidade do Samba e Vila Olímpica da Gamboa. Politicamente ele conseguiu colocar o Programa na berlinda com a realização de diversos seminários nacionais e internacionais, publicações, exposições e dezenas de artigos e publicações. A revitalização do Porto do Rio tornou-se um assunto da cidade. O setor empresarial, inicialmente resistente à área, agora se prepara investimentos de grande vulto. Tudo depende do difícil entendimento com o governo federal e da não contaminação desse projeto absolutamente estratégico pelo desencadear prematura da campanha eleitoral de 2006. Esta tudo ao alcance da mão. Como tantas outras cidades portuárias, pelo mundo afora, o Rio pode transformar sua área numa nova fronteira urbana, pólo de cultura, entretenimento, turismo, tecnologia e novo espaço de residência, próximo do trabalho.

 
fotos    
Leia mais:
Sirkis: o pai das Ciclovias Cariocas.
Prainha, onze anos de luta
Ordem Urbana: remando contra a corrente
Bosque da Freguesia, o uso do verde
Porto do Rio: a prioridade absoluta!
Circo Voador: vitória completa
Centro de Convenções: Vital para o turismo carioca
Mutirão de reflorestamento: uma mão na roda