topo
 
 
Ordem Urbana: remando contra a corrente
 
Sirkis é um forte defensor da ordem ambiental e urbana, um “linha dura” no combate às agressões ambientais e transgressões urbanísticas.

Na Secretaria de Meio Ambiente, no período 93-96, criou a GOA (gerencia de operações ambientais) e o GDA(Grupo de Defesa Ambiental) da Guarda Municipal, com a missão de reprimir agressões ambientais e proteger unidades de conservação municipais, atualmente com 70 homens, com um adestramento ambiental de 190 horas. Reorganizou a Fundação Parques e Jardins e a Fundação Rio Zoo, subordinadas à SMAC. Determinou a realização,(apenas no período de abril de 94 à abril de 96) de 8 084 vistorias com 372 autos de infração no valor de R$1 251 725.00. Comandou embargos de construções ilegais e demolições administrativas no Joá(com apoio da PM), Parque Chico Mendes, Alto da Gávea e rua Alice e, com o apoio da Policia Civil, o desmantelamento de uma quadrilha de grilagem no Maciço da Pedra Branca. Coordenou a campanha contra a poluição sonora com 2 444 vistorias e 110 autuações no valor de 116 017.00.

Na Secretaria de Urbanismo, criou, em 2003, a GOE (Gerencia de Operações Especiais) e coordenou o Grupo de Trabalho Recreio em Ordem com vários órgãos da prefeitura para combater um surto de construções piratas no bairro. Como resultado desse trabalho foram demolidos 4 prédios de 5 andares em ruas de classe média e desarticulada uma quadrilha de construtores piratas da qual participavam vários policias. O Recreio em Ordem também foi responsável pela remoção pactuada de uma ocupação irregular na faixa marginal de proteção do Canal das Taxas, na rua Hermes de Lima.

Em 2003 e 2004 a GOE emitiu 6 137 notificações, 11 004 autos de infração, com multas, determinou 2057 embargos e coordenou 85 demolições administrativas.

 
fotos  
Leia mais:
Sirkis: o pai das Ciclovias Cariocas.
Prainha, onze anos de luta
Ordem Urbana: remando contra a corrente
Bosque da Freguesia, o uso do verde
Porto do Rio: a prioridade absoluta!
Circo Voador: vitória completa
Centro de Convenções: Vital para o turismo carioca
Mutirão de reflorestamento: uma mão na roda